quinta-feira, 18 de novembro de 2010

1936: Allegretto, por Oskar Fischinger

Oskar Fischinger nasceu em 22 de junho de 1900, em Gelnhausen e morreu em 3 de janeiro de 1967, em Los Angeles. Foi um animador abstrato, cineasta e pintor, que produziu mais de 50 pequenos filmes animados.


Em Frankfurt, conheceu o critico de teatro Bernhard Diebold, que o apresentou a Walter Ruttman, pioneiro em filmes abstratos. Inspirado pelo trabalho de Ruttmann, Fischinger começou experimentos e trabalhos envolvendo tintas coloridas e matérias modeláveis tridimensionais, como cera e argila. Ambos, interessados com os experimentos, levaram-nos adiante até meados de 1920.

Em 1924, Fischinger foi contratado por um empreendedor Americano chamado Louis Seel para produzir cartoons satíricos que eram destinados a audiências adultas. Nesta época, ele também fez filmes abstratos e testou novas técnicas, como o uso de múltiplos projetores.

Por causa da falta de dinheiro, foi para Berlim e lá chegando, pegou dinheiro emprestado de um parente e abriu um estúdio em Friedrichstraße. Logo, era o responsável pelos efeitos especiais de vários filmes. Entretanto, suas próprias propostas para desenhos animados não eram aceitas por produtores e distribuidores. Em 1928, foi contratado para trabalhar no estúdio Frau im Mond, o que o proporcionou um bom solário por um tempo. Ele produziu uma série de estudos abstratos e criou diversos novos filmes nessa época, até que um agente da Paramount Pictures o telefonou perguntando se ele poderia trabalhar nos Estados Unidos. Fischinger aceitou a proposta de imediato.

Chegando em Hollywood em fevereiro de 1936, Fischinger começou a trabalhar num escritório próprio, com secretárias que falavam alemão, um tradutor americano e um ótimo salário. Logo preparou o filme Allegretto, precisamente sincronizado com a música de Ralph Rainger “Radio Dynamics”.





Oskar produziu diversos outros filmes e desenvolveu algumas técnicas para a melhor filmagem e exibição de filmes de animação, mas nenhuma outra animação por ele produzida ficou tão famosa quanto Allegretto.

Link para Allegretto: http://www.vbox7.com/play:66e52993?r=google

Nenhum comentário:

Postar um comentário