quinta-feira, 18 de novembro de 2010

1996: Cassiopéia, por Clóvis Vieira

Cassiópeia foi o primeiro filme longa-metragem de animação a ser realizado totalmente por computação gráfica. E o filme não é mais uma das superproduções da Pixar: Cassiopéia foi criado no Brasil em um laboratório de poderosíssimos computadores.

Contudo, apesar das dificuldades materiais, a tenacidade do diretor Clóvis Vieira e sua equipe de animadores garantiu que os resultados desse filme pioneiro fossem muito interessantes. Ao menos na história recente da animação, nenhum filme gerou tanta controvérsia quanto esse. Por pouco o Brasil perdeu o título de primeira animação digital do mundo para os irmãos Wright. Os americanos levaram a nossa taça com a produção de Toy Story da Pixar/Disney. Toy Story foi lançado apenas 5 meses antes e iniciado muito depois de Cassiopéia.

Pode-se dizer, no entanto, que o filme brasileiro foi o primeiro longa de animação totalmente digital, pois Toy Story, apesar de ter sido lançado primeiro, utilizou modelos de argila para construção dos bonecos que depois foram digitalizados. A equipe de Clóvis não dispunha dos mesmos recursos da Disney e, ainda, nos últimos meses da produção a equipe teve alguns de seus computadores roubados.


Situado na contelação de Cassiopéia, o planeta Atenéia está sendo atacado por piratas que querem sugar a energia do sol daquele planeta. Após um pedido de socorro ser lançado, 4 robozinhos heróis são enviados para salvar o planeta de Atenéia. Os personagens, apesar de caricatos, são bem elaborados e mesmo tendo um público alvo infantil o filme apresenta alguns bons diálogos. É muito interessante, além disso, perceber as limitações técnicas do projeto e as saídas utilizadas pela equipe para contorná-las, como por exemplo, a criação de personogens a partir de forma geométricas ou criando um mundo sem muitos detalhes de background.

Link para a primeira parte do making of do filme: http://www.youtube.com/watch?v=WsuDjIQkQ6I

Nenhum comentário:

Postar um comentário